segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Profissões da geração Y.



Geração Y, é a geração das pessoas que nasceram após os anos 80, são as pessoas conhecidas também por serem chamadas de geração do milênio ou geração da Internet, que surgiu exatamente por essa época. Com grande facilidade para domínio das ferramentas tecnológicas eles ganham o mercado cada vez mais. Veja aqui algumas profissões dominadas por essa geração.


Executivo de contas
O papel do executivo de contas dentro das agências de publicidade é fazer o meio de campo entre cliente e agência. “Ele precisa estar conectado acima da média. É alguém que lida muito bem com conteúdo, trabalha com informação”, afirma Ricardo Haag, gerente executivo da Page Personnel. 

Mas não só. “Ele tem um perfil híbrido: ao mesmo tempo que tem um lado técnico, ele tem uma habilidade de relacionamento voltada para gestão e execução de vendas”, diz. 

Operadores de bolsa de valores
A combinação de ascensão rápida e um ambiente dinâmico tornam o mercado financeiro sedutor para quem integra a geração Y, afirma Haag, da Page Personnel. Uma das profissões em alta para os mais jovens é de operador da bolsa de valores. “Geralmente, é um economista, administrador de empresas ou engenheiro”, afirma o especialista. “É ele quem compra e vende ações. Com 25 anos, já está ganhando uma boa quantia salarial”. 

Analista de investimento
Outra carreira atrativa para os mais jovens no mercado financeiro é a de analista de investimentos. “Ele não faz a operação em si, mas recomenda investimentos em uma determinada carteira”, afirma Haag. “É um mercado que foi invadido por jovens nos últimos anos. A remuneração é muito agressiva nesta área. Com 40, eles já podem se aposentar”. 


Gestor de redes sociais

Engana-se quem pensa que a rotina de trabalho de um analista de mídias sociais se resume a passar o dia clicando no botão curtir do Facebook ou tuitando. O dia a dia depende de estratégia, um profundo conhecimento dos negócios da companhia em questão e domínio das principais ferramentas sociais. Afinal, de uns tempos para cá, ser estratégico no meio digital virou conceito de ordem para o sucesso das empresas. “A geração Y já nasceu neste ambiente digital”, diz. Trabalhar numa área assim quase sempre é uma consequência. 

Área de inovação
Segundo Rodrigo Vianna, diretor-executivo da Talenses, as carreiras ligadas à área de pesquisa e desenvolvimento também tendem a atrair mais jovens. “As empresas contratam esta geração por conta do dinamismo”, diz. Mas não só. O acesso à informação, a naturalidade com ferramentas inovadoras típicas desta geração também facilitam na hora de estimular o pensamento inovador dentro da empresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário