segunda-feira, 16 de setembro de 2013

As 5 lições que todo empreendedor deve saber.


Confira cinco lições que podem ser cruciais para o sucesso do seu negócio:

1- Saiba onde encontrar apoio – Histórias sobre o percurso de outras empresas e empreendedores podem ser valiosas para o seu negócio. A consultoria gratuita do Sebrae também é uma excelente ajuda, já que a entidade oferece cursos e palestras de curta duração para pessoas sem muita experiência na área comercial. Existe também uma série de “investidores anjo”, empresas que aplicam dinheiro até que o projeto comece a lucrar e a ficar conhecido. Além disso, os empreendedores podem buscar linhas de crédito específicas e com juros menores para dar vida às ideias criativas.

2- Conheça suas deficiências – Saber quais os seus pontos fracos como gestor ou qual o limite do seu conhecimento técnico é essencial para que o empreendedor faça bons sócios e contrate profissionais com qualidades complementares. É bom de programação, mas não tem dom para vendas? Se junte a pessoas que possam ajudar o projeto a conquistar mais clientes. Sabe tudo de robótica, mas queria deixar o trabalho mais apresentável? Algum designer pode ajudar. Ficar responsável por diferentes áreas da empresa também pode ser uma cilada. Forjar uma tabela SWOT de competências e ameaças da empresa é essencial, mas também é possível fazer uma com suas características pessoais.

3- Fique de olho na concorrência – Pesquisa de mercado é importante para analisar o que seus concorrentes, diretos ou não, estão planejando. Com um panorama do que será lançado em breve no mercado e do que está sendo consumido, é possível ver quais as tendências e qual a resposta do público. Imitação e plágio não são, em hipótese alguma, aceitáveis, mas usar a experiência de outros empreendedores no seu negócio pode ajudar a desenvolver seu próprio estilo de operação e a encontrar um foco.

4- Faça contatos sempre – Todas as pessoas prósperas são cheias de amigos e conhecidos em qualquer lugar que estejam. Colegas da faculdade, de infância, de algum curso, festa, churrasco… Enfim, não há hora certa para aumentar o networking e conhecer pessoas interessantes da sua área ou que podem te ajudar com seus objetivos. Seja sempre agradável e apresentável. Para uma rede de contatos mais profissional, muitos grupos de empresários organizam happy hours com a intenção de unir empreendedores para troca de experiências. Fique de olho se isso ocorre na sua cidade ou região. A prática é essencial para empreendedores sem muito conhecimento no mundo dos negócios mas que tenham vontade de aprender como funciona o cotidiano de quem optou em não ter mais chefe. Aliás, muitas parcerias podem surgir com conversas informais na mesa de um bar.

5- Aposte na sua ideia e, se preciso, a adapte - A ideia original parecia excelente: inovadora e com baixo custo operacional. Mas ao decorrer do projeto ela não foi se mostrando tão legal? Mude! É comum que os empreendedores mudem o foco de seus negócios ao verificar as tendências de mercado e custos da realização não são possíveis na prática. Isso não significa fracasso, apenas mudança ou adaptação no meio do caminho.

fonte: conta azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário