Não importa se a sua empresa seja pequena, média ou grande. Independente do tamanho, segmento e cultura, há algo que é comum a todas elas: reuniões. Algumas são necessárias e produtivas e outras nem tanto. Algumas melhoram os resultados e outras causam retrocesso nas vendas. Separei cinco dicas para ajudar você a fazer reuniões mais produtivas com sua equipe de vendas.
Foco – Mantenha o foco nos objetivos da reunião. Qualquer problema que não diga respeito à equipe, deverá ser resolvido em particular com o vendedor e não na reunião. Pontue os objetivos da reunião e siga em frente para cumprir com cada um dos pontos abordados.
Tempo – Reuniões produtivas não são necessariamente aquelas que duram horas. Em muitas situações, uma pequena reunião de 15 a 20 minutos é o suficiente para atingir o objetivo proposto. Seja pontual ao iniciar e finalizar a reunião.
Periodicidade – Acredito que uma pequena reunião diária para “ajustar as velas” e tratar de algumas situações é mais eficiente do que aquelas reuniões realizadas a cada quinze dias ou um mês, pois os assuntos se acumulam e não será possível corrigir erros que aconteceram anteriormente ou modificar estratégias.
Local – Escolha um local tranquilo e que não já interrupções. Se for possível, reserve um local fechado, onde não aja interferência externa, telefonemas ou clientes interrompendo.
Estrutura - Providencie água, café, cadeiras, quadro para anotações ou utilize qualquer outro recurso que possa ajudar na estrutura do local.

Nenhum comentário:
Postar um comentário