Regras “de ouro” para vender (qualquer)
ideia no trabalho
A
inovação é uma das palavras de ordem no mercado profissional. Mas não vale
ficar só na abstração, a capacidade de materializar boas ideias é uma
habilidade das mais buscadas pelos recrutadores nos candidatos a oportunidades
profissionais.
Mas
o que muita gente pensa é que é só um toque de genialidade é capaz de produzir
ideias que sejam bem aceitas pelos chefes e se transformem em realidade nas
empresas. Errado, dizem os especialistas. “Não é a originalidade e o brilho da
ideia que mais contam nesta hora, é a pertinência dela”, diz Marie-Josette
Brauer, presidente-fundadora do Innovation Coaching Center.
O
que ocorre é que até a mais brilhante e genial das ideias precisa ser
“lapidada” antes de chegar à mesa do chefe. A preparação até a apresentação
desta ideia faz toda a diferença entre o sucesso ou fracasso dela.
1º
Passo: AMADUREÇA A IDEIA
“Grande
segredo é a preparação”, diz Marie-Josette. Assim que surgir a ideia, anote-a
no primeiro pedaço de papel que encontrar. Não tenha pressa, não queira que ela
nasça pronta. Você teve um insight e é hora trabalhar nele.
A
primeira atitude é pensar se é algo pertinente. “Faça o papel de advogado do
diabo, e comece a fazer uma leve pesquisa com colegas de trabalho mais
próximos”, recomenda Marie-Josette. Converse de maneira informal com pessoas da
sua confiança no trabalho.
“Solte
pequenas frases a respeito do tema do qual surgiu a ideia, não fale
especificamente sobre a ideia, e veja como ele reagem”, diz Marie-Josette. Com
isso você verá se está no caminho certo, se o que você está pensando em propor
é pertinente ou não.
2º
Passo: raciocínio EM TERMOS DE VANTAGENS
E BENEFÍCIOS E PREPARAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS
Parta
para a etapa de organização de argumentos e antecipe as objeções a sua ideia.
“É preciso listar as forças e as fraquezas”, diz Marie Josette. Enumere as
vantagens ( otimização de algum processo, ganho de tempo, por exemplo) e
benefícios ( 50% de aumento da produtividade, por exemplo).
Para
a professora de MBA e consultora de negócios Patrícia Rocha, se for possível
monte uma apresentação com recursos visuais elaborados. “Podem ser slides com
tópicos, gráficos simples e imagens para fortalecer o entendimento das coisas”,
diz Patrícia.
A
apresentação, lembra Patrícia, precisa ser abrangente e deve conter
justificativa e objetivos da ideia - no começo -, passo a passo da realização,
estudos e exemplos - no meio - e um resumo do projeto e os próximos passos - no
fim.
Treine
a venda da ideia, sugere Patrícia. “Simule a conversa, desta forma organizamos
melhor os pensamentos e sequência de comunicação e lidamos melhor com as
possíveis objeções”, explica.
Marie-
Josette indica que sejam apresentadas no mínimo 3 maneiras de colocar a ideia
em prática. De acordo com ela, outra estratégia é deixar um “espaço em branco”,
ou seja, pontos de dúvida em que você possa pedir a ajuda do seu chefe para ele
sentir- se parte da construção da ideia. “Assim você não chega como o dono do
mundo”, explica.
Outra
tática,é inserir um pequeno erro de propósito. “Para que ele possa apontar e
corrigir porque na hora em que ele corrige significa que ele comprou a
história”, diz Marie-Josette.
3º
Passo: ESCOLHA O MOMENTO CERTO
Mapear
se o momento é oportuno é a regra de ouro para não colocar tudo a perder,
segundo Patrícia. A melhor solução, diz Marie-Josette, é prevenir o chefe de
que você gostaria de conversar com ele para apresentar uma ideia.
4º
Passo: SUSTENTE A IDEIA COM RECURSOS DE
INFLUÊNCIA
Assim
que for recebido pelo chefe evite começar com frases de impacto como, por
exemplo: “tive uma ideia genial” ou “tenho um projeto fantástico”.
“Gestores
odeiam teatro, o melhor jeito é dizer que tem ideia que você acredita ser
interessante para empresa”, diz Marie-Josette. Descreva, explique as vantagens
e dê um quadro geral dos pontos que ainda precisam ser melhorados.
“É
fundamental que, no momento de conversar, a ideia proposta seja sustentada por
recursos de influência”, diz Patrícia. Ou seja: lance mão de argumentos – que
mobilizam através de fatos- e use recursos persuasivos – aqueles que interferem
na tomada de decisões por aspectos mais intangíveis. “A argumentação vai
mostrar que a ideia faz sentido tecnicamente”, explica Patrícia.
Já
a persuasão é mais sofisticada, diz a especialista. “Mostrar as preocupações em
comum, os valores envolvidos, quais as pessoas que apoiam a ideia e quais os
benefícios resultantes dela para as outras pessoas e para a empresa”, diz.
Tente
ser o mais objetivo possível e dê espaço para ele pensar no assunto. “Nesse
ponto você já fez tudo o que podia ser feito, agora é dar o tempo para ele
refletir e propor uma próxima conversa para definir os rumos”, diz
Marie-Josette.
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