AS CARREIRAS.
Cada site é de um jeito e, por isso, pode deixar o usuário com a impressão de estar perdido ao acessar pela primeira vez. Evitar que isso ocorra é a missão de uma turma de profissionais que pensam a maneira como as pessoas irão navegar.
Arquiteto da informação.
Dá o pontapé inicial. Examina os objetivos do site, organiza os dados por ordem de importância e elabora os mapas de usabilidade, prevendo por onde o internauta irá navegar.
Analista de usabilidade.
Sua meta é saber o que os usuários querem. Realiza estudos frequentes para saber como o site é usado.
Webdesigner.
Seu olhar é voltado para o aspecto visual do site, mas faz isso pensando em como facilitar a navegação do usuário.
Gestor de usabilidade.
Identifica se o aplicativo ou site é de fácil acesso com base em requisitos não funcionais. Coloca-se no lugar de alguém que nunca utilizou o produto para saber se a relação é intuitiva ou se é difícil.
Webanalyst.
Está focado no desempenho do site. Sua meta é fazer com que as informações sejam encontradas com mais facilidade tanto pelos usuários quanto pelos buscadores.
Analista Funcional.
Verifica se os aplicativos estão atendendo aos requisitos funcionais com o máximo de rendimento.
OS ESTRATEGISTAS
Para figurar bem na web, é preciso se antecipar ao que vem pela frente, como um jogador de xadrez.
Consultor de e-business.
Analisa as necessidades de uma empresa e emprega estratégias para atrair clientes via internet.
Especialista em análise da web.
Mede os dados de audiência e publicidade de um site com a finalidade de melhorar seu posicionamento. Interpreta a relação do marketing online com as informações estatísticas.
Especialista em links patrocinados.
Elabora e monitora as campanhas. Além de dominar as ferramentas de links patrocinados e de certificação, tem perfil mais analítico e estratégico.
REI DO CONTEÚDO
Internet não é só apresentação visual. O conteúdo faz a diferença na relação com os usuários e precisa ser produzido pensando em todas as possibilidades que a web permite.
Editor de conteúdo
Encarregado do conteúdo, da redação e da edição dos textos publicados na web, desde um site corporativo até um jornal digital.
Blogueiro
A democracia da internet permite que qualquer pessoa possa escrever sobre os assuntos de seu interesse. Muitas pessoas se especializam nisso e se tornam blogueiros conhecidos, com público fiel. Quando um blog faz muito sucesso, pode ser patrocinado, além de ajudar a projetar a carreira do autor.
Caixeiro online
Cada vez mais, a internet se transforma em centro de compras. Mas para vender na rede é preciso entender os hábitos de consumo.
Gestor de marketing para e-commerce.
Realiza campanhas, acompanha o desempenho das lojas virtuais e o rendimento da publicidade.
Responsável pelo marketing de filiais.
É o intermediador em uma categoria de publicidade na qual os anunciantes só pagam quando há resultados em webvisitas ou vendas.
Diretor de marketing online.
Especialista em contratos publicitários na internet e em criar campanhas de promoção de produtos.
FAZ APARECER BEM NO GOOGLE
Conhecer os critérios de um site de busca e saber como usá-los a seu favor é o diferencial desse time.
Especialista em Search Engine Marketing (SEM)
Define a estratégia que será usada em uma ação publicitária, o que envolve a escolha das palavras-chave que serão patrocinadas. Também estabelece o orçamento necessário para as ações.
Especialista em Search - Engine Optimization (SEO)
Posiciona os conteúdos para que o site se destaque entre outras páginas da web, identificando palavras-chave.
Webmarketer.
Promove usuários ou sites nos indexadores e em redes sociais para fazer com que sempre apareçam em anúncios ou buscas.
UM MIX DE HABILIDADES.
Jogador profissional de jogos massivos online
Cria personagens capazes de progredir rapidamente em jogos com o objetivo de vendê-los para outros usuários.
Advogado especialista em direito na internet
Trata de tópicos como a contratação online, comércio eletrônico, assinatura digital, proteção de dados, propriedade intelectual e gestão de conteúdos, condições gerais de contratação na web e problemática jurídica dos nomes de domínio, entre outras questões.
Designer educacional.
Responsável por pesquisar e contribuir com o conteúdo dos cursos, organizando de forma didática, interativa e visualmente interessante o material. Trabalha em instituições de ensino, universidades corporativas e consultorias especializadas em ensino a distância.
Investigador de computadores.
Um detetive que busca evidências em computadores ou dispositivos móveis de suspeitos e vítimas de crimes, contribuindo para a investigação da polícia.
Foco na interação.
A troca entre os usuários e quem está por trás dos sites é uma das grandes riquezas da internet, mas é preciso agilidade e habilidade para responder.
Gestor de mídias sociais.
Responsável por monitorar como a marca está sendo avaliada e comentada. Muitos interagem com os clientes.
Gerente de marketing digital.
Responsável pelo acompanhamento da reputação da marca na internet. Monitora o conteúdo da exposição da marca nos meios digitais.
Mobile marketing.
Ajuda na elaboração de campanhas em parceria com os outros meios e desenvolve atividades publicitárias em dispositivos móveis e nas redes sociais.
Fonte: ZH


Nenhum comentário:
Postar um comentário