segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Dicas para fazer a pauta da reunião de negócios.



Fazer uma reunião de negócios sem uma pauta você corre um risco muito grande de esquecer muitas coisas ou atropelar assuntos.Ao criar uma boa pauta, você irá tratar dos negócios de forma eficiente e será capaz de se concentrar efetivamente no futuro.


1-Receba os participantes e inicie a reunião. Neste momento, você pode fazer algum anúncio geral pertinente para a reunião ou proporcionar um momento de apresentações antes de prosseguir.

2-Convide o secretário e o tesoureiro para apresentarem seus relatórios e responderem a perguntas. Durante a reunião, os relatórios devem ser aprovados oficialmente pelo grupo.

3-Reveja os negócios anteriores. Se a sua empresa ou conselho tem departamentos ou divisões, cada grupo deve ter sua própria parte da pauta para trazer dois ou três itens relevantes a respeito de questões empresariais passadas ou em curso. O progresso de cada questão deve ser relatado e deve ser fornecido tempo para perguntas e explicações adicionais.

4-Direcione novos negócios. Novamente, cada divisão ou departamento deve ter uma oportunidade para informar ao conselho ou grupo sobre os próximos projetos ou esforços. Este pode ser o momento para pedir envolvimento, voluntários ou outras formas de participação ou apoio. Deve-se permitir um tempo para perguntas e respostas de acompanhamento.

5-Proporcione uma oportunidade para os participantes lidarem com novas questões preocupantes que não foram discutidas durante a pauta. Isto é normalmente chamado de "Fórum Aberto". Durante este tempo, novas preocupações ou ideias podem ser abordadas de uma forma ordenada. O condutor da reunião deve reconhecer, ou oficialmente convocar, um participante antes de começar o fórum de discussão aberta.

6-Encerre a reunião quando todas as discussões acabarem. Nesse momento, uma nova data de reunião deve ser definida. Esta data pré-planejada deve aparecer na pauta. Se ela precisar ser alterada, a nova data pode ser refletida nas atas.

7-Envie a pauta da nova reunião para todos os participantes de modo que eles possam saber o que esperar dela.

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